fbpx
Faça o Simulado do Detran 2020 e Passe de 1ª na Sua Prova Teórica. (Para Primeira CNH)
INICIAR SIMULADO

consultar o IPVA 2020 Saiba como

Publicidade

De modo geral, todos os proprietários de veículos sabem que anualmente devem realizar os pagamentos do IPVA. No entanto, muitas pessoas não sabem como realizar a consulta dos valores do IPVA pela internet. Isso porque, muitas pessoas acabam se envolvendo com outros tipos de gastos mais comum e acabam se esquecendo dos valores que devem ser destinados do IPVA anualmente. Dessa forma, realizar essas consultas online podem te ajudar a evitar o risco que ficar inadimplente quanto a esses pagamentos. E assim consequentemente ter que passar alguns constrangimentos em blitz, onde os pagamentos do IPVA não estarão em dia. Dessa maneira, separamos nesse artigo diversas informações para que saiba como consultar o IPVA 2020.
Publicidade

Como consultar o IPVA 2020?

Primeiramente, para que consiga consultar os valores do IPVA 2020 ou até mesmo de anos anteriores será necessário acessar o site oficial do Detran. Contudo, é importante que acesse a plataforma do Detran de seu estado para que consiga realizar as consultas. Além disso, para que consiga realizar a consulta será necessário informar a plataforma alguns dados importantes, como Renavam e o número da placa de seu veículo. Tecnicamente, o Renavam é a identificação do seu veículo, como se fosse o CPF das pessoas.


No sie oficial do Detran de seu estado, é possível ter acesso a diversas informações sobre seu veículo e não apenas em relação ao IPVA. Por exemplo, consulta da situação do seu veículo, débitos em atrasos, multas e infrações e diversas outras informações que podem ser bastante interessantes.

Como os cálculos do IPVA são realizados?

Publicidade

Basicamente, dois fatores são levados em consideração na hora de realizar o cálculo sobre o valor total do IPVA. Ou seja, primeiro o valor venal do veículo que é os valores médios de uma avaliação do veículo para o mercado. E também a alíquota do imposto. Além disso, o valor venal pode sofrer variações de acordo com alguns aspectos relevantes ao automóvel. Por exemplo, ano de fabricação, modelo, marca e demais dados. Geralmente todas essas informações tem como base os dados da tabela Fipe. Já a alíquota do IPVA é totalmente definida pelo Governo de cada estado. Por isso, dependendo do tipo do veículo os valores cobrados pelo IPVA podem ser diferentes de um estado para o outro, devido a essa permissão do Governo.

Porém, o cálculo é realizado levando em consideração outros tipos de fatores além dos valores venal e o alíquota do imposto do veículo. Confira abaixo alguns exemplos das alíquotas do IPVA do estado de São Paulo atualizadas para o ano de 2020:

  • 3% para veículos movidos a álcool e a eletricidade, ou que também sejam exclusivamente entrelaçados.
  • 2% para ônibus e micro-ônibus, também para caminhonetes, cabine simples, motocicletas, motor nessas, ciclo motores, quadriciclos, triciclos, empilhadeiras, guindastes e outros tipos de veículos.
  • 1,5% para caminhões e demais veículos de carga.
  • Todos os veículos que não foram mencionados nas categorias acima possuem uma taxa fixa de 4% para cálculo do IPVA.

Usando essas porcentagens destinadas a cada tipo do veículo é bastante fácil conseguir identificar os valores que devem ser pagos para o IPVA 2020. Isso porque, basta usar o valor venal do seu veículo e retirar essa porcentagem destinada a ele que será o valor exato que deve ser pago para o IPVA.

Dados sobre a tabela do IPVA 2020.

É importante ressaltar, que para cada tipo de estado do Brasil, é determinado uma data distinta para pagamentos referente ao IPVA. Além disso, cada um dos veículos possuem um número de placa diferente. Assim essa identificação é usada para liberação das datas do licenciamento para o ano de 2020. Basicamente, o que realmente deve ser levado em consideração é o último número de identificação da sua placa. Isso porque, cada um possui um mês diferente para pagamento onde são geralmente iniciados no mês de abril para as placas que terminam no digito 1. Desse modo, anualmente realizada divulgação com meios de pagamentos específicos para cada tipo de placa dos veículos.

A tabela do IPVA 2020 pode variar de acordo com o estado em que você reside, mas os pagamentos referentes a ele sempre são iniciados no segundo semestre do ano. Mas, o Detran, vem nos últimos anos desenvolvendo formas para que consiga aprimorar ainda mais arrecadação do licenciamento do IPVA dentro de todas as determinações da legislação e dos convênios determinados. Isso para evitar a complexibilidade e manter a segurança sobre a realização dos pagamentos simplificados.

 

O que acontece quando o IPVA não é pago?

Anualmente os tributos devem ser quitados por proprietários de veículos automotores, juntamente com os valores referentes ao licenciamento. Os pagamentos de licenciamento são realizados com intuito principal de garantir que os proprietários de veículos possam circular seguindo todas as legislações de trânsito determinadas no país para garantir ainda mais a segurança no trânsito.

É importante ressaltar, que os motoristas que for emprego circulando com Veículos que não estejam devidamente licenciados serão acometidos com infração de trânsito gravíssima de acordo com o art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro. Como resultado terá que arcar com uma multa de R$191,54 e ainda ser atuado com sete pontos na sua carteira de habilitação. Também terá o seu veículo apreendido até que os valores sejam devidamente quitados.

Qual intuito do IPVA?

Muitas pessoas não sabem ao certo qual a intuito de realizar pagamentos do IPVA anualmente. Primeiramente, devemos deixar claro que essa sigla significa Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Dessa maneira, o seu principal intuito é arrecadar recursos financeiros sobre os automóveis das pessoas independentemente de qual seja o tipo do veículo. Além disso, o IPVA é uma modalidade de imposto apenas de Estados e Distrito Federal do Brasil para que tenho competência para institui-los. Isso é, o Governo não pode ter a obrigação de determinar arrecadação que é realizada de acordo com cada Estado brasileiro.

Dessa forma, cerca de metade de todos os recursos financeiros que são arrecadados por meio do IPVA são destinados para o próprio estado. Já a outra metade é destinada para o local onde o veículo foi devidamente registrado. Como mencionamos a alíquota do IPVA pode variar de acordo com o estado em que o proprietário reside e são determinadas tendo como base cada um dos governos que são responsáveis e determinar os critérios de pagamento do imposto. De modo geral, o intuito principal do IPVA é arrecadar dinheiro e são cobrados apenas dos veículos que circulam em terra. Por isso, nenhum tipo de barco, lancha, avião ou veículos semelhantes realizam pagamentos do IPVA.

Considerações Finais.

Por fim, os valores referentes ao IPVA são cobrados anualmente. Porém, é importante deixar claro que eles não possuem nenhuma relação com a situação das ruas, estradas e demais vias. Isso porque se trata apenas de um uso fiscal de autorização do seu veículo. Então, os valores do IPVA 2020 do seu veículo são determinados de acordo com o modelo e ano. Também de acordo com os critérios que são determinados pelos órgãos responsáveis do seu estado. Os pagamentos podem ser realizados tanto a vista ou em três parcelas caso seja escolhido pelo proprietário. Desse modo, agora que já sabe todas as informações necessárias para realizar a consulta dos valores do IPVA 2020. Basta usar as nossas informações de realizar a consulta dos valores do imposto do seu veículo.

INICIAR SIMULADO

Seguro

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2021 - Simulado do Detran – aprovadetranbr.com