fbpx
Faça o Simulado do Detran 2020 e Passe de 1ª na Sua Prova Teórica. (Para Primeira CNH)
INICIAR SIMULADO

IPVA 2021: Como Consultar e Quitar Seus Débitos de Veículos!


Publicidade


Primeiramente, sabemos que a pandemia causada pelo novo Corona-Vírus teve grande impacto em várias áreas do país. Então, com o DETRAN não foi diferente, vários estados adotaram novas medidas para o pagamento do licenciamento anual dos Débitos de Veículos. Confira abaixo como esta a situação nos estados do país.

Portanto, como já foi falado acima a Covid-19, impactou do menor aos mais altos níveis da sociedade mundial como: mental, sanitário e também econômico. Então, para diminuir um pouco o impacto causado na economia os governadores decidiram alterar os prazos para o pagamento de algumas taxas cobradas anualmente. Assim, entre estas taxas esta o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2021 e também o licenciamento anual (CRLV 2021). 


Publicidade


IPVA 2021: Como Consultar e Quitar Seus Débitos de Veículos!

Débitos de Veículos

Pra quem ainda possui alguma dúvida sobre o IPVA, ele é um imposto estadual, que é cobrado de forma anual dos proprietário de veículos. Então, esta taxa é definida pelo governador de cada estado, por isso, ela vária entre eles.


Publicidade


Em outras condições o vencimento da cota única do IPVA ou da primeira parcela( se você optou por parcelar o pagamento) ele ocorre sempre no início do ano.

Porém , este ano em essencial, o prazo para o pagamento foi m ais espaçado. Então, confira agora a lista atualizada do Portal de trânsito para consultar e pagar o seu IPVA 2021 do acordo com seu estado.

São Paulo

Antes de mais nada, as datas para o pagamento do IPVA são definidas de acordo com o ano do veículo e final da placa do mesmo. Porém, no estado de São Paulo elas são publicadas em decreto anualmente no mês de novembro. Porém, para proprietários de veículos novos a primeira parcela deve ser quitado em até 30 dias após a compra. Assim, neste estado em questão, não teve nenhuma alteração na data de pagamento dos Débitos do Veículo, IPVA.

Rio de Janeiro

No Estado do Rio de Janeiro também não houve nenhuma alteração na data de pagamento do IPVA 2021. Porém, o STF invalidou algumas normas estaduais do RJ que determinavam a realização do registro, inspeção, licenciamento de automóveis sem que o proprietário e o registro estivessem todos em dia.

IPVA 2021: Como Consultar e Quitar Seus Débitos de Veículos

Débitos de Veículos

Minas Gerais

Agora, para o estado de Minas Gerais o pagamento dos débitos de veículos também não tiveram nenhuma alteração. Os pagamentos das parcelas tiveram inicio em Janeiro e foram até o final do mês de março. Então, a data de pagamento variou de acordo com o final da placa de cada veículo automotor.

Espírito Santo

O IPVA dos veículos do Estado do Espirito Santo, foi prorrogado por 3 meses. Mas, esta só foi mais umas das muitas decisões econômicas tomadas pelo governo deste estado, para diminuir o impacto econômico causado pela pandemia.

De acordo com o decreto firmado no estado, a data firmada para quitação da cota única iria até abril. De acordo com o final da placa de cada veículo. Condutores que optarem pelo pagamento em 04 parcelas, teriam boletos com vencimento entre abril e julho.


Publicidade

Paraná

No Paraná, a prorrogação para o pagamento da parcela anual do IPVA foi de 30 dias. Ou seja para veículos com o vencimento para março passou para abril. Portanto, assim as demais parcelas foram sendo alteradas sucessivamente.

Santa Catarina

Em 2021, no estado de Santa Catarina os proprietários de veículos automotores não tiveram nenhuma alteração no data de vencimento das parcelas do IPVA 2021. Portanto, foi adotada o uma redução de 5,53%  no valor do mesmo.

IPVA 2021: Como Consultar e Quitar Seus Débitos de Veículos

Débitos de Veículos

Rio Grande do Sul

No Estado do Rio Grande do Sul não foi realizada nenhuma alteração na data do pagamento dos débitos do veículo. Porém, o estado conta com recompensa para bons motoristas. Este desconto pode ser acumulativo. Como funciona? para condutores de não tiverem nenhuma multa em sua habilitação no período de 3 anos consecutivos, terão uma redução significativa de 15% no valor de seu IPVA. Mas, também para condutores de não tiverem nenhuma penalidade no período de 2 anos, terão uma redução de 10% em sua taxa anual. E para quem ficou 1 ano sem nenhuma multa o desconto é de 5%.

Bahia

Pra o estado da Bahia o governo aumentou o prazo para pagamento das taxas nos anos de 2021 e 2022. Isto devido a Covid-19. Portanto, esta decisão do estado é válida para veículos de turismo, transporte escolar e também autoescolas. O imposto do ano de 2021 poderá ser pago até 2022 e o de 2022 poderá ser pago até o ano de 2023.

Piauí

Para este estado o governo determinou uma prorrogação de 90 dias para o pagamento do IPVA. O desconto para pagamento da cota única divida em  3 vezes o valor total é de 5%.

Alagoas

Assim, no estado de Alagoas o pagamento do Imposto de 2021 possui uma desconto de 10% sob o valor total, isto é válido para todas as placas. Porém, este desconto foi para pagamentos até a data de 29/01/2021. Então, agora o pagamento poderá ser parcelado ou pago em cota única, mas sem nenhum desconto.

Ceará

Neste ano, para o estado do Ceará o valor total teve uma redução significativa de  4,95%  comparado com o ano de 2020. Portanto, em relação ao prazo de pagamento não houve nenhuma alteração. Enfim, este ano, o Governo do estado irá parcelar os débitos em até 05 vezes.

Rio Grande do Norte

Portanto, Não tivemos NENHUMA alteração no pagamento de Débitos de Veículos para o ano de 2021 neste estado.

Paraíba

Assim, no estado da Paraíba também não tivemos nenhuma mudança em relação ao pagamento do valor do IPVA em 2021. Então, abaixo você terá acesso ao boleto para pagamento e consulta de débitos do veículo. Por fim, é importante lembrar que o pagamento só é feito no Banco do Brasil ou associados.

Maranhão

Primeiramente, saiba que o estado do Maranhão foi muito afetado pela pandemia do Covid-19. Portanto, pensando nisto o Sefaz, aumentou o prazo para pagamento dos Débitos de Veículos em todo o estado. Entretanto, o pagamento poderá ser feito nos meses de junho, julho e agosto.

Sergipe

Antes de mais nada, o IPVA no estado de Sergipe terá uma redução geral de 3,53% no ano de 2021, isto em relação a parcela no ano anterior. Porém, este estado teve a menor redução comparado aos outros onde o desconto foi de até 5,29%.

Goiás

Primeiramente, o estado de Goiás, teve muitas alterações em relação aos prazos de pagamento para o IPVA e Licenciamento de 2021. Porém, a prorrogação só é válida para veículos com as placas de final 1 a 5. Isto, foi devido aos impactos que o estado sofreu na economia.

Mato Grosso

Assim, o pagamento do imposto para este estado, só começará a ser cobrado no segundo semestre do ano e 2021.

Mato Grosso do Sul

O Governo de Mato Grosso do Sul não realizou nenhuma alteração nos pagamentos do IPVA para 2021.

Distrito Federal

Então, o nosso Distrito Federal também não alterou o calendário de pagamento do Imposto e do Licenciamento para o ano de 2021 no estado.

Amapá

Enfim, o prazo para a quitação do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no estado do Amapá referente ao ano de 2021 foi adiado em até 2 meses.

Rondônia

Então, Confira abaixo qual o período de prorrogação para este estado do país abaixo:

Amazonas

Enfim, no estado do Amazonas não houve nenhuma alteração na data de pagamento pelos proprietários de automóveis, porém, o governo disponibilizou um desconto de 3,37% a menos de IPVA.

Tocantins

Entretanto, para o estado do Tocantins, os proprietários de veículos que contribuem com o imposto anual do automóvel, terão um prazo de 10 meses para a quitação do valor total da taxa.

Acre

No estado do Acre, os valores não sofreram nenhuma alteração e também não tivemos nenhuma prorrogação do prazo para o pagamento.

Pará

Enfim, no Pará, o governo determinou um desconto de 15% de desconto para motorista que não tiverem nenhuma infração de trânsito durante 2 anos. Mas, para quem não obtive nenhuma multa 1 anos recebe um desconto de 10% em cima do valor total.

Roraima

Por fim, Em Roraima, a data de pagamento não teve alteração, levando em conta que o estado já adotava uma medida de pagamento bem flexível. Então, o valor total da taxa pode ser paga entre os messes de Janeiro a Dezembro.

Seguro

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2021 - Simulado do Detran – aprovadetranbr.com