fbpx
Faça o Simulado do Detran 2020 e Passe de 1ª na Sua Prova Teórica. (Para Primeira CNH)
INICIAR SIMULADO

Inscrição da CNH Social 2021 Descubra como realizar a Sua


Publicidade


Sem dúvidas a maioria das pessoas desejam poder dirigir como forma de trabalho ou até mesmo de lazer. Porém, ter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pode ser algo complicado já que ela possui um custo bastante alto no Brasil. Além disso algumas regiões podem ter valores quase que impossíveis para muitos brasileiros. Dessa forma, as pessoas com baixa renda acabam não conseguindo tirar a CNH para ter autorização de conduzir veículos. Então, conheça a CNH Social.

Então o Governo desenvolveu o programa CNH Social com intuito de possibilitar as pessoas mais carentes a obter a CNH gratuitamente. Um dos principais alvos desse programa são os jovens com renda baixa para que consiga maiores oportunidades no mercado de trabalho. Desse modo, separamos nesse artigo várias informações para que descubra como realizar a inscrição da CNH Social 2021.


Publicidade

A CNH social é um projeto que teve a inciativa do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT). Sendo assim, estima-se que mais de 30 mil carteiras de habilitações na categoria B sejam liberadas em todo território brasileiro.

Contudo o projeto também tem o intuito de promover o curso de qualificação para todos os participantes, para que obtenham vantagens ainda maiores. Vale destacar que todos os cursos da CNH Social serão custeados pelo Governo do Estado. Por isso, não serão todos os estados que vão aderir a CNH Social. O Detran será o órgão responsável em realizar a inscrição e contemplação dos candidatos a carteira de habilitação social.

Inscrição da CNH Social 2021

Como realizar a inscrição da CNH Social 2021?

De modo geral, todas as inscrições para a CNH Social 2021 podem ser realizadas de suas formas diferentes. Ou seja, pelo DETRAN ou pelo SEST/SENAT. Confira abaixo como realizar sua inscrição em cada uma delas.

Inscrição da CNH Social 2021

Inscrição da CNH Social 2021 pelo Detran


Publicidade


Para que consiga realizar sua inscrição da carteira de habilitação social pelo Detran, será necessário que primeiro acesso o site oficial do órgão do estado em que mora. Em seguida deverá procurar pela opção “inscrições CNH Social”. Feito isso, você terá que preencher um formulário com todos os seus dados pessoais solicitados. Após concluir o preenchimento das informações basta clicar na opção “enviar”. Desse modo o Detran do seu estado vai realizar uma análise do seu perfil com os dados que foram enviados. Assim, você vai receber uma notificação confirmando se pode ou não participar do programa CNH Social do ano de 2021.

Inscrições da CNH Social 2021 pelo SEST/SENAT

Caso queira realizar a sua inscrição por meio do site do SEST SENAT, basta acessar a plataforma oficial. Entretanto, até o atual momento eles ainda não disponibilizaram vagas abertas para novos participantes do programa de CNH Social. Por isso é importante que verifique essas informações para não ter nenhum contratempo em sua inscrição da carteira de habilitação social.

Quais são os requisitos necessário para realizar a inscrição na CNH Social 2021?

Claramente, para que você consiga participar do programa CNH Social 2021, é necessário que compra com alguns requisitos exigidos pelo programa. Veja abaixo quais são eles:

  • Estar desempregado pelo menos a um ano.
  • Ter inscrição devidamente atualizada no CadÚnico.
  • Não tem nenhum registro de prestação de serviços na carteira de trabalho.
  • Ser um dos beneficiários do programa Bolsa Família.
  • Não tem renda superior a dois salários mínimos mensais.
  • Ser pequeno agricultor rural.
  • Ter frequentado a escola pública e ter obtido um bom aproveitamento escolar.
  • Ser ex presidiário ou portador de necessidades especiais.

Porém, como são os municípios que possui responsabilidade pelo gerenciamento desse programa. É bem possível que eles abram alguns editais específicos para CNH Social 2021. Assim, pode existir alguns requisitos adicionais exigidos de acordo com o município. Por exemplo, existem alguns locais brasileiros onde os moradores de bairros marginalizados possuem prioridade de acesso ao programa. Também, é necessário que os interessados sejam maiores de 18 anos e sejam devidamente alfabetizados.

Além disso, todos os interessados em fazer parte do programa adicional “Habilitação Profissional para transporte: Inserção de novos motoristas”, devem já possui habilitação em categoria B. Dessa maneira, o intuito principal desse programa é aumentar a mão-de-obra e financiar milhares de alterações na categoria da carteira de habilitação para categoria C, D e E. Então, também consequentemente disponibilizar qualificação profissional a maior quantidade de cidadãos.

 

Quais são as documentações necessárias para realizar a inscrição da CNH Social 2021?

Para que você consiga obter a Carteira Nacional de Habitação Social 2020 será necessário ter em mãos algumas documentações específicas. Por exemplo, documento de identidade com foto, CPF, carteira de trabalho de cada um dos membros familiares, comprovante de residência, certidão de nascimento do solicitante e dos demais membros da família. Contudo, os estudantes que desejam participar do programa precisam comprovar rendimentos escolares por meio do boletim da instituição de ensino na qual faz parte.

Considerações Finais

Vale lembrar, que não são todos os estados do Brasil que estão disponibilizando inscrições para a CNH Social 2020. Dessa maneira, antes de realizar a sua inscrição você deve checar se o local onde mora já aderiu ao programa. Atualmente os estados que estão participando é Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Ceará, Maranhão, Amazonas e Espírito Santo. Também, as datas para período de inscrição do programa 2021 ainda não foram oficialmente divulgados.

Por isso você deve se atentar ao site do Detran do estado em que reside, caso ele já tenha aderido ao programa para ficar atento ao calendário de inscrição. Geralmente, esse prazo costuma durar apenas um mês, por isso fique atento. Se ainda tiver alguma dúvida em relação a CNH Social é possível entrar em contato pelo atendimento do número 0800 728 2891 para maiores esclarecimentos relacionados ao programa. Agora, que já sabe todas as informações importantes basta ficar atento para realizar a sua inscrição dentro do prazo determinado.

Seguro

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2021 - Simulado do Detran – aprovadetranbr.com